navegacao.jpg

ìndice de notícias publicadas



26/8/2012

Competitividade Econômica e Propriedade Intelectual em debate

Entre os dias 26 e 28 de agosto, empresários e especialistas de diversos países se reúnem em São Paulo para debater “O papel da Propriedade Intelectual na competitividade econômica”. O XXXII congresso Internacional da Propriedade Intelectual, promovido pela Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), será realizado no Sheraton São Paulo WTC Hotel com abertura às 17h30 do dia 26 (domingo). Durante o evento será assinado um convênio para a criação de uma Câmara de Arbitragem voltada exclusivamente para a dissolução de disputas envolvendo PI, que será ligada à ABPI.

O presidente da ABPI, Luiz Henrique Amaral, destaca que o tema do congresso este ano ressalta a importância de as empresas investirem em agregar valor a seus produtos para elevar sua competitividade mercadológica.

“O desafio no Brasil é estabelecer um ambiente mais vantajoso para se criar e inovar do que para copiar. É preciso consolidar o papel estratégico decisivo que a Propriedade Intelectual tem para sedimentar a posição do Brasil no mercado internacional. Não dá para competir com China, Indonésia e Vietnam, mas temos plena capacidade de competição nesta faixa intermediária entre produtos de baixa qualidade e preço e os produtos top de linha”, comenta Amaral.

No evento, serão debatidos temas como segurança jurídica para o investimento em inovação; a atividade inventiva na indústria de tecnologia; efeitos práticos da Lei Geral da Copa; mediação e arbitrarem em PI; concorrência desleal; pirataria; direito autoral; conteúdos eletrônicos e biotecnologia.

Os painéis contarão com a participação de representantes da Pepsico, Philip Morris, Ponto BR - NIC.br, Volkswagen, Baker Hughes, Sanofi-Aventis Farmacêutica, Embraer, Whirlpool, Bosch, Natura, MercadoLivre, Google, Warner, Monsanto, Embrapa, Coca-cola, Organizações Globo e ESPN. Antes do congresso, haverá também um pré-evento, com workshops de alguns comitês organizados.

Entre os palestrantes estão os desembargadores Francisco Loureiro e Liliane Roriz; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Sidnei Beneti ; o presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) Carlos Eduardo Calmanovici; o deputado federal Luis Henrique Mandetta; o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) Jorge Ávila; o presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco); o presidente da Asociación Interamericana de la Propriedad Intelectual (Asipi) Fernando Triana; e o presidente do American Intellectual Property Law Association (Aipla) William G. Barber.

Programação completa e inscrições no site da ABPI: www.abpi.org.br.
Credenciamento de imprensa: cristiane.crelier@approach.com.br – (21) 3461-4616 r.114