navegacao.jpg

ìndice de notícias publicadas

26/8/2012

BSA detecta 7,5 mil ofertas de software pirata em e-commerce no Brasil no 1º semestre

Empregando um sistema crawler que vasculha a internet e identifica arquivos de software ilegal sendo oferecidos em diversos sites e protocolos de todo o mundo, a Business Software Alliance - BSA enviou pedidos de remoção de aproximadamente 7.500 ofertas de programas piratas entre janeiro e junho a sites de e-commerce e leilão no Brasil.

Globalmente foram mais de 55 mil pedidos de remoção enviados pela BSA, associação de empresas fabricantes de software, que reúne produtores como Microsoft, Autodesk, Adobe, e a brasileira Audaces, entre outras. Os dados serão apresentados em um painel sobre direitos autorais na era dos meios eletrônicos durante a programação do 23º Congresso Internacional de Propriedade Intelectual, a ser realizado pela ABPI de 25 a 28 de agosto em São Paulo.

"A expansão da internet aproxima consumidores e fabricantes, impulsiona a economia, mas também traz desafios. Além do prejuízo causado aos fabricantes de software, consumidores podem ser enganados por ofertas postadas em sites de leilão e, em vez de um produto original, podem pagar por produtos defeituosos, que não funcionam ou que estejam imbuídos de algum código malicioso que venha a prejudicá-los", alerta Frank Caramuru, diretor da Business Software Alliance no Brasil.

Medidas de regulamentação contra infrações online à propriedade intelectual estão sendo discutidas pelo legislativo. No entanto, sem tal regulamentação em vigor, apenas alguns sites e provedores têm atuado sobre os pedidos de remoção, prejudicando o desenvolvimento do setor de TI brasileiro e mantendo riscos ao consumidor.