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15/08/2013
Patente se transformou em diferencial competitivo na indústria de mídias móveis



A Propriedade Intelectual se converteu em um dos principais elementos de competitividade para o segmento de mídias móveis. Gigantes como Apple, Microsoft, Samsung e Google têm nas patentes um instrumento valioso de proteção e também uma fonte de litígios entre si. “São milhares de patentes de lado a lado”, diz o advogado especializado no tema, Cláudio Lins de Vasconcelos, que acredita que as companhias estão prestes a superar a etapa inicial de batalhas judiciais e caminham agora na direção da cooperação. O Brasil tem cerca de 70 milhões de smartphones, de acordo com dados da Consultoria Morgan Stanley, divulgados em maio último.

Ele explica que a Propriedade Intelectual alcança todos os aspectos relacionados às novas mídias – conteúdo (aplicativos), softwares (sistemas operacionais), aparelhos (inclusive o design) e mesmo a infraestrutura de telefonia de celular -, moldando o ambiente concorrencial.

O presidente da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Luiz Henrique do Amaral destaca a importância das patentes para a atividade industrial. “A propriedade intelectual permite transformar a inovação em ativo, gerar negócios e benefícios concretos para as empresas e o país”, afirma.

XXXII Congresso Internacional da ABPI

“A Propriedade Intelectual e a Sociedade do Conhecimento na nova Economia” será o tema central do XXXIII Congresso Internacional da Propriedade Intelectual. Os debates estarão voltados para o novo modelo de negócios da era digital e na geração de valor provocada pela revolução tecnológica. No evento, serão debatidos temas como a segurança jurídica e os novos caminhos da propriedade intelectual. Os temas relacionados à tecnologia e inovação serão debatidos em painéis que abordarão questões sobre a transferência de tecnologia entre países, inovação biotecnológica e segredo industrial.