navegacaomiolo.jpg
Você está aqui: Notícia do Congresso selecionada

24/08/2014
Workshops lotados no primeiro dia do Pré-evento das Comissões



O sábado, primeiro dia do Pré-evento das Comissões, já prenunciou o que será o XXXIV Congresso Internacional da ABPI, que começa oficialmente neste domingo, às 17h30m, com discurso da presidente da ABPI, Elisabeth Kasznar Fekete. Foi um dia de intensos trabalhos, com debates acalorados nas Comissões e Estudo e salas lotadas nos workshops realizados em parceria com a Escola Paulista de Magistratura (EPM) e com o European Patent Office (EPO), duas novidades incorporados ao programa do Congresso este ano.

No workshop com os desembargadores Fernando Maia, Francisco Loureiro e André Fontes, a mesa-redonda, prevista incialmente, teve que ser alterada para um grande salão, com mesa retangular, para acomodar os mais de 200 participantes. Durante os trabalhos - que teve como moderadores Marcelo Inglez de Souza, representante seccional da ABPI em São Paulo, e Manoel J. Pereira dos Santos, diretor da Câmara de Mediação (CMed-ABPI) - discutiu-se "A questão da prova e as liminares em casos envolvendo a Propriedade Intelectual".

Os desembargadores apontaram as melhores praticas sobre liminares e perícias para um público formado basicamente por operadores do direito. "Duas horas não foram suficientes para dar conta do intenso fluxo de experiências e conceitos referentes ao contencioso judicial em PI", disse Elisabeth. Participaram ativamente dos trabalhos os co-coordenadores das Comissões de estudo da ABPI Patrícia Lusoli, José Decousseau, Atílio Gorini e Fábio Barboza Pereira.

O workshop com o EPO não foi menos empolgante. Profissionais das áreas técnicas - engenheiros, biólogos, químicos e outros debateram com o Diretor do EPO, Bertrand Gellei, questões envolvendo o patenteamento dos polimorfos e recomendações para escrever pedidos de patentes e outros temas. João Luis D'Orey Facco Vianna, membro do Conselho Diretor da ABPI, foi moderador do debate, que teve como debatedora a advogada Leonor Galvão, da Syngenta.